Um paralelo entre o Brasil de hoje e os Estados Unidos do século 19
- rjulio
- 22 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de mar. de 2023
Pode-se dizer que a sociedade brasileira atualmente está muito dividida, mas não se trata de uma simples polarização política e ideológica. Um componente muito forte é o choque de gerações, o conflito entre um Brasil arcaico que insiste em permanecer e um Brasil moderno que quer desenvolver-se.
O Brasil arcaico é o Brasil do patrimonialismo, da escravidão, dos privilégios e benesses do Estado, do empresariado que só quer vantagens e a proteção do Estado e não quer saber de concorrência. O Brasil da corrupção e impunidade.
O Brasil moderno é aquele que quer ser primeiro mundo, desenvolvido, ter um relevante papel global, deixar de ser um simples exportador de commodities; da juventude empreendedora. O Brasil que quer igualdade de oportunidades e justiça social.
Com as devidas adaptações, pode ser feita uma comparação do atual momento social, cultural e político brasileiro, com o que sociedades como a norte-americana, por exemplo, já enfrentaram no passado. No caso dos Estados Unidos, a guerra civil americana colocou em choque dois modelos de estado: o sul escravista e agrícola, e o norte – contrário a escravidão e industrial. O sul declarou-se independente do restante do país dando início à guerra civil. Após a vitória do Norte, o modelo de sociedade continuou sendo colocado em cheque, pois havia uma América arcaica, marcada pelo clientelismo e corrupção e uma América que queria modernizar-se, empreender, gerar negócios, ter um ambiente de livre concorrência e empreendedorismo.
No final do século 19, as grandes obras de infraestrutura eram marcadas por corrupção; havia apadrinhamento político em todas as esferas de poder. Logo após a guerra civil, o rápido desenvolvimento econômico-social dos Estados Unidos, evidenciou os altos níveis de corrupção no país. Foi necessário muito tempo e trabalho para que o país alcançasse a posição que ocupa hoje.
“Na época aumentou a intolerância com a corrupção e ficou mais fácil relatar os problemas. Foi a mobilização popular e a imprensa que tiveram um papel chave nesta transformação, sendo que a comunidade empresarial também atuou em algumas grandes cidades.” (1)
Há semelhanças entre a sociedade brasileira atual e a sociedade americana do final do século 19: os brasileiros estão cansados do “atraso”, do subdesenvolvimento, da baixa qualidade dos serviços públicos, das desigualdades sociais, de uma classe política e de uma pequena elite que sufoca a indústria e o desenvolvimento, que querem um país agrário-exportador com pouco mais de 1% de participação no comércio mundial.
As manifestações dos últimos anos, bem como as eleições cada vez mais polarizadas evidenciam o desejo de mudança da sociedade, principalmente por parte dos mais jovens e da classe média.
(1) Fonte: (http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/04/150406_eua_corrupcao_historico_fd)











Comentários